Monday, June 26, 2006

Curiosidades Gubbio e Roma

Situada na regiao de Umbria, a cidade medieval de Gubbio mantém ainda resquícios arqueológico dos tempos do Império Romano. Entre eles está o Teatro, construído ao fim do século 1 A.C. Ali começa a ser utlizado o estilo teatral romano ao invés do grego, com uma separação entre platéia e atores mais clara.
Já caminhando pelas ruelas da cidade, um dos principais pontos históricos é o Palazzo dei Consoli, construído entre 1332 e 1338, por Ângelo da Orvieto. Gubbio não é uma exceção quanto à maneira como a cidade é construída. Assim com San Marino, Urbino e tantas outras, a cidade cresceu no alto da montanha. Com isso, o teto do palácio serve como principal praça da cidade, onde também está o Palazzo del Podestá.
No Largo del Bargello está a Fontana dei matti (fonte dos loucos), um excêntrico ponto turistico. Segundo a lenda quem completa três giros ao redor da fonte recebe um diploma de “louco de Gubbio”.
A cidade é famosa ainda por ter sido lar de São Francisco de Assis, que ao chegar foi capaz de conversar com um lobo que assustava toda a população e convencê-lo a não causar mais pânico. Em troca receberia comida. Depois disso, população faz as pazes com o animal que nunca mais ataca. No alto do Monte Ingino, facilmente alcançada com um teleférico, está a Basílica de São Ubaldo, onde se encontra o corpo mumificado do patrono eugubino S. Ubaldo (morto em 1160) no altar.
Finalmente, não se pode deixar de fora a procissão Corsa dei Ceri, uma verdadeira corrida pelo santo, e o Tartufo, uma especiaria culinária rara encontrada nesta região.


Curiosidades de Roma

Antes de ser uma cidade repleta de belezas artísticas, Roma é um símbolo. Seguramente representa a melhor tentativa do homem na busca por uma base de apoio para o desejo de construir uma cidade de maneira duradoura e estável. Mais do que centro do império romano, na sua aspiração de eternidade e estabilidade, é o centro da Cristianidade.

Vaticano: criado no período em que o país era governado por Mussolini, em uma espécie de regalo para a Igreja Católica. Ali que se encontra a Basílica de São Pedro construída pela primeira vez em 324 a pedido do imperador Constantino e reconstruída em 1452 pelo papa Niccolò V. Entre os arquitetos que colaboraram estão Raffaello, B. Peruzzi, A. da Sangallo il Giovene e Michelangelo que projeta a Cúpula. No imenso museu do Vaticano está os Afrescos da Capela Sistina, primordialmente famosa obra de Michelangelo.

Obeliscos: espalhados por toda a cidade, muitos em estilo egípcio. O mais antigo e alto (com 31 metros de granito sólido) está na Piazza San Giovanni e foi trazido a Roma em 357. No entanto é na Piazza San Pietro que está o mais famoso. Portado a cidade por Caligola, diz-se que a operação exigiu centenas de cavalos e operários (possui 25,37 metros de granizo vermelho).

Fontes: a cidade antiga possuía 212 fontes, muito populares pelo gosto barroco, movimento que identifica o movimento da água como o mesmo da vida. A mais magestosas é a Fonte de Trevi, que possui o Oceano ao centro, construída por Nicola Salvi. A fonte, famosa pelo filme “La dulce vita” tem como lenda que aqueles que jogam uma moeda voltados de costas para a mesma regressam a Roma. Outra famosa é da Piazza de Spagna, ao pé da escada de Trinitá dei Monti. A Fontana della Barcaccia recorda a forma de um barco, submersa de água.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home