Ataques terroristas levam Londres ao caos
A Oxford Street sem nenhum ônibus circulando e com as lojas vazias é uma cena rara no centro de Londres. Mas não é para menos. Quem pensaria em fazer compras depois de saber que estações de metrô e ônibus estão indo pelos ares? Uma série de ataques de bombas ao sistema de transporte londrino mataram ao menos 50 pessoas, ferindo outras 700 na manhã desta quinta-feira.
Ao todo foram três explosões em metrôs e uma em um ônibus de dois andares. A primeira explosão aconteceu as 8h51 da manhã, a 100 metros da estação Liverpool Street, matando sete pessoas. Cinco minutos depois, 21 pessoas morreram entre as estações de Russel Square e King’s Cross. As 9h17, uma terceira explosão causa a morte de sete pessoas na estação de Edgware. As 9h47, quando o pânico já está generalizado na região e as pessoas correm para a rua, um ônibus explode próximo a Tavistock Place e mata mais duas pessoas.
Todo o sistema de transporte público, por onde diariamente passam cerca de 8,4 milhões de passageiros, foi fechado. Pelas ruas do centro de Londres o que se via eram ruas sem carros e muitos pedestres tentando fugir do caos e chegar em casa o mais rápido possível.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair prometeu “um serviço mais intenso de segurança e policiamento para garantir que seja feita justiça com os responsáveis”. Blair deixou a cúpula do G-8 em Gleneagles (70 quilômetros de Edimburgo, Escócia) logo após saber dos ataques, os quais considerou “atos de barbárie”.
“Eles estão tentando usar o assassinato de pessoas inocentes para nos amedrontar e impeder que façamos coisas que queremos fazer”, disse a emissoras de televisão locais.
Da noite para o dia a cidade passou de uma tremenda alegria, ao festejar ontem o anúncio de que Londres sediará as Olimpíadas em 2012, para um estado de caos e tristeza. "É um dia muito triste para o povo britânico", afirmou o primeiro-ministro. Apesar da proximidade dos acontecimentos, para o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, os ataques nada tem a ver com os jogos. “Cidades como Londres, Paris, Nova Iorque correm este tipo de risco, é só lembrar o que aconteceu em Moscou e Madri. Não há lugares salvos de ataques”, afirmou Rogge.
Um website de um grupo islâmico ligado ao Al-Qaeda, auto-denominado Organização Secreta Grupo de Al Qaeda da Organização Jihad na Europa, assumiu os ataques terroristas. “Os mujahidin heróicos realizaram um ataque abençoado em Londres. O Reino Unido está agora queimando com medo, terror e pânico no norte, no sul, no leste e no oeste. Nós alertamos repetidamente o governo britânico e sua população. Nós cumprimos nossa promessa e realizamos nosso ataque militar abençoado no Reino Unido depois que os mujahidin realizaram esforços tenazes durante um longo período, para assegurar o sucesso do ataque.”
0 Comments:
Post a Comment
<< Home