Wednesday, July 06, 2005

Harrods - Fábrica de sonhos e operários dedicados

Ser preparado para trabalhar em uma fábrica de ilusões. É assim que inicia o treinamento ao ser contratado na Harrods, maior loja de departamentos de artigos de luxo do mundo. Com oito andares e ocupando uma quadra inteira, a Harrods é o terceiro ponto turístico mais visitado em Londres, perdendo só para a London Eye e para o Big Ben. Só para ter uma idéia, são cerca de 5 mil funcionários que a loja emprega.
Pois é, e domingo eu começei minha jornada lá – como garçonete no Café Punch. Um pequeno, mas muito fino, café no terceiro andar. Só para ter uma idéia, este andar é o lugar dos móveis e peças de decoração. Atrás do café tem uma exposição de obras de arte.
Voltando ao processo introdutório ao mundo Harrods, adquirida e reformada em 1985, é claro, por um árabe - Mr Mohamed Al Fayed. Nesta cidade tudo que lida com dinheiro ou que gere lucros rápidos, basta olhar mais de perto e percebe-se que é propriedade de algum árabe, paquistanes ou algo do gênero.
Primeiro assistimos um filme sobre a história da loja e sobre seu dono. Depois somos ensinados como vender para ricos, ser super educados e saber arrancar dinheiro dos clientes. Isso porque, todo o processo de venda começa com produtos de qualidade e bom atendimento, já que ali o cliente recebe um tratamento todo especial. Ali você tem o que quiser, qualquer coisa que imaginar, mesmo sob medida pra você. Claro que para isso é preciso ter algumas boas libras no bolso.
Meu trabalho – bom, para gerar muito lucro é claro que Mr Al Fayed precisa de funcionários dedicados e hard-workers. Eu, por exemplo, não paro um minuto e, apesar de no meu contrato dizer que eu sou uma part-time worker (20 horas semanais de trabalho, distribuídas em 3 dias) vou trabalhar umas 35 horas esse mes ( só dois dias de folga na semana, e nunca no fim de semana).
O primeiro dia foi mais complicado, porque o restaurante é super fino, do tipo que os talheres devem estar de tal jeito, com guardanapo de tal maneira e etc... Claro que ninguém aprende isso tudo rápido, ainda mais em ingles e tendo que assimilar palavras novas. Hoje já foi bem mais tranquilo. Só que vou ter que comprar sapatos novos... porque esse que comprei de 5 pounds tá me matando.. muuuuito ruim! Amanhã e quinta são meus dias de folga esta semana, então vou providenciar isso!
Apesar de parecer muito trabalho (com um salário não dos melhores), acho que vai render boas gorjetas e é uma boa oportunidade para praticar o inglês, já que ninguém fala português.
Na real eu estou falando bem pouco português aqui, soh mesmo aqui na internet e com o Tiago. De resto soh inglês mesmo. Tudo cansa mais, porque tenho que pensar inglês o tempo todo, mas consigo perceber que a cada semana aprendo mais e mais a lígua.
To bem feliz agora! Tudo tá se acertando, to tranquila aqui. Uma das coisa mais maravilhosas aqui é que sempre tem um big evento acontecendo, sempre tem algo q pode entrar pra história sabe e q o mundo todo tah comentando. Tipo, amanha vai ser anunciado quem vai sediar as olimpíadas e tao organizando um grande evento na Trafalgar Square pra issso. Acho q depois da aula vou lá só pra espiar, pq vai ser meio dia o anúncio.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home