Friday, July 22, 2005

Acertaram na mosca! Terrorismo no transporte público - Bem vindo ao caos

Para a alegria da imprensa marrom, o terror ataca a cidade mais uma vez e, por ironia do destino (ou talvez não), justamente no dia em que o tablóide inglês Evening Stardard afirma que a “cidade está aprendendo a sorrir novamente”. As semelhanças com o atentado de 7 de julho não se restringiram apenas ao dia da semana escolhido. Ontem aconteceram igualmente quatro explosões que no mapa formal uma cruz (norte, sul, leste e oeste), os alvos foram três estações de metrô e um ônibus, bombas estavam dentro de mochilas e os ataques foram simultâneos.

Entretanto, desta vez as mochilas foram deixadas no local, as explosões aconteceram entre 12 e 14 horas e, felizmente, o ataque não foi bem sucedido. Somente uma pessoa ficou ferida. Pelo menos isso é o que parece, já que a polícia ainda investiga a real intenção dos terroristas. Porque mesmo sem vítimas fatais, a população reviveu momentos de medo e caos na volta para casa.

Em uma cidade onde é preciso pagar 8 libras diárias para dirigir no centro, já pode-se imaginar o que acontece quando o sistema de transporte público não funciona como deveria. Isso sem contar a grande massa de turistas presentes nesta época do ano, que parece não terem se assustados com o primeiro ataque, já que as ruas e pontos turísticos continuam abarrotados de gente.

Para os moradores, as explosões deixam de ser motivo de puro pânico e começam a ter um outro significado: indignação com a longa espera e muita complicação para chegar em casa no fim de um dia de muito trabalho. Eu, por exemplo, ao invés de esquentar a cabeça tentando descobrir qual o caminho que me levaria para casa (já que meu ônibus de volta passa em frente a estação Oval, uma das atingidas), resolvi ir ao clube Salsa!, no Soho, depois de sair da Harrods. Assim, esperava a hora do rush passar dançando e me divertindo.

A impressão que tive ontem na cidade foi que as pessoas já estavam se acostumando com este tipo de notícia. Isso porque diferentemente do que aconteceu em 7 de julho, toda a região dos teatros entre Trafalgar Square, Picadilly e Covent Garden continuava funcionando normalmente e cheia de turistas andando pra lá e pra cá. Tanto que nenhum espetáculo foi cancelado e nem mesmo as casas noturnas fecharam.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home