Friday, March 24, 2006

Aula de teatro com Steven Pimlott

Quarta-feira participei de mais uma das sessões de aulas com famosos do Teatro Haymarket.
O "professor" ou "mestre", já que o programa para jovens atores [e denominado Masterclass (aula com o mestre), foi um diretor inglês chamado Steven Pimlott. Entre seus trabalhos mais recentes estão inúmeras peças para o National Theatre e a adaptação do clássico da Agatha Christie "O caso dos 10 negrinhos" (And then there were none), que estava em cartaz até uns três meses atrás no centro de Londres (infelizmente não consegui assistir, mas li o livro aqui novamente para matar a saudade).
Além de ser um amor de pessoa, Pimlott sabia como transmitir um gotinha de toda a experiência de tantos anos no palco. Três jovens diretores apresentaram seus trabalhos e deram uma pequena mostra de como dirigiam. Paralelamente Pimlott contribuia com uma mudança da entonação, ou explicando o que ele faria no lugar do diretor em uma situação dificil de resolver no palco como esta ou aquela, etc...
Com certeza aprendi muito nestas três horas sobre direção e, principalmente, sobre o que é ser um artista inglês. E uma das lições foi que, definitivamente, Shakespeare perde toda sua graça quando traduzido para o português, já que a grande magia das suas peças está na poesia e no jogo de palavras que o mais famoso do grandes dramaturgos foi capaz de criar.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home