Monday, May 01, 2006

Valladolid


Na minha primeira semana de holidays, embarquei para Valladolid, para visitar minha amiga Guta Braun e deixar minha mala com coisas de inverno. Isso porque minha volta para o Brasil da Europa será de Madrid, onde finalizarei meu tour mochileiro.
Apesar do voo ser rápido (somente 1h45 min), a viagem para chegar no Aeroporto Stansted de Londres é inacreditável.
Acordei as 6h da manha, cheguei em Liverpool Street 7h40 e peguei o bus para o aeroporto as 8h15. Cheguei em Stansted as 9h e meu voo só saia as 11h50. Saía, porque é claro, atrasou...
Depois de 9h, finalmente cheguei em Valladolid, na hora da ¨Siesta¨. Me peguei em uma cidade deserta, num domingo a tarde, na hora em que todos estao em casa dormindo e onde tudo esta fechado, como é de se esperar, para o momento de descanso. Mas parecia o interior de Santa Catarina.

Nossa primeira programacao foi assistir um Ballet de Flamenco no Teatro Calderón, ao lado da casa da Guta. O teatro é maravilhoso, em uma estrutura arredondada, parecido com o Royal Albert Hall em Londres.
O Espetáculo de danca, ¨Eva Yerba Buena - a cuatro voces¨ foi esplendido, um dos melhores que já assisti. A própria danca flamenca já é muito bela e carregada de emocao, mas o que mais me chamou atencao foram as coreografias com toques de danca moderna e a dramatizacao dos bailarinos.
Depois disso, saimos para passear pelo centro de Valladolid, em uma noite agradável com temperatura amena. Assim como nós, meia cidade estava pelas ruas, enchendo os vários bares espalhados pelas ruelas.

Alguns hábitos dos espanhóis me pareceram muito estranhos. A comecar pela ¨Siesta¨, já que aqui tudo fecha as 2 horas da tarde e só reabre as 5. Segundo, a tradicao de so entrar em bares onde o chao esteja repleto de papel, cinzas de cigarro e qualquer outro lixo. Para os espanhois, bar com o chao limpo nao tem qualidade. Aqui todo mundo joga tudo no chao. Isso nos bares, porque as ruas sao bem limpas.
Outra coisa que achei um sarro foi a historia de passar a noite toda pulando de bar em bar comendo tapas (qualquer petisco com aparencia gordurosa - tortilhas, bolinhos, salgadinhos, etc) e bebendo as copas.

Hoje, com um ceu azul e um sol gostoso, passamos o dia andando pelas ¨calles¨, vendo as inúmeras igrejas daqui, alguns colégios e pracas. No ¨Passeo Isabel la catolica¨, a beira do rio Pisuerga, velhinhos, casais, criancas, passeavam e, em uma praia improvisada, as espanholas se espanjavam na areia de biquini, aproveitando o sol da primavera. Algumas mais atrevidas fazendo topless.

Até uma manifestacao dos trabalhadores encontramos, em frente a ¨Plaza Mayor¨. Amanha vamos a Salamanca, cidade com a Universidade mais antiga da Espanha construida no século 13.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Lindas!!!
Saudades das duas!!
Coloquem mais fotos de Valladolid...
Beijosssssss
Bina

12:41 am  

Post a Comment

<< Home