Bodies - o corpo humano exposto
Corpos abertos, orgãos expostos, desde a pele humana inteira até cérebro e intestinos. Tudo real e em exposição na mostra “Bodies”, agora em exibição aqui em Londres. A princípio a idéia parece um pouco mórbida e lembra as visitas ao anatômico da Universidade. Porém aos poucos o asco se vai e a curiosidade cresce. A vontade de ver como somos por dentro (sem o odor insuportável de éter) faz esquecer que o que está em exposição são pedaços reais de alguém que morreu.
Muita gente deve lembrar de ter visto no fantástico matéria sobre isso, há pelo menos dois anos.
E como fizeram para mantê-los por tanto tempo, sem odores e nem se decompor?
Resumidamente, esta é a técnica:
- Uma vez dissecada, a peça é mergulhada em acetona, o que elimita a água. Depois disso é banhada em silicone ou polímero e selada em uma câmara a vácuo. Sob estas condições, a acetona deixa a peça na forma de vapor e o silicone toma seu lugar, entrando em cada célula e tecido. Esse método de conservação cria uma peça que não irá se decompor.
Tudo o que tive que estudar durante um ano na escola, revi em duas horas. O melhor de tudo é que vi ao vivo e a cores. Como é nosso aparelho digestivo, músculos, ossos, sistema nervoso, circulação.... A parte mais bela foi a sobre o sistema circulatório. As artérias e veias do corpo coloridas com um vermelho vibrante mais pareciam algas marinhas. As imagens eram realmente impressionantes.
A única decepção é que algumas peças parecem velhas. Não era para menos, já que a exposição já passou por várias partes do mundo e, finalmente chegou em Londres.
Quem quiser saber mais, http://www.bodiestheexhibition.com/bodies.html