Tuesday, April 25, 2006

Bodies - o corpo humano exposto



Corpos abertos, orgãos expostos, desde a pele humana inteira até cérebro e intestinos. Tudo real e em exposição na mostra “Bodies”, agora em exibição aqui em Londres. A princípio a idéia parece um pouco mórbida e lembra as visitas ao anatômico da Universidade. Porém aos poucos o asco se vai e a curiosidade cresce. A vontade de ver como somos por dentro (sem o odor insuportável de éter) faz esquecer que o que está em exposição são pedaços reais de alguém que morreu.
Muita gente deve lembrar de ter visto no fantástico matéria sobre isso, há pelo menos dois anos.
E como fizeram para mantê-los por tanto tempo, sem odores e nem se decompor?
Resumidamente, esta é a técnica:
- Uma vez dissecada, a peça é mergulhada em acetona, o que elimita a água. Depois disso é banhada em silicone ou polímero e selada em uma câmara a vácuo. Sob estas condições, a acetona deixa a peça na forma de vapor e o silicone toma seu lugar, entrando em cada célula e tecido. Esse método de conservação cria uma peça que não irá se decompor.
Tudo o que tive que estudar durante um ano na escola, revi em duas horas. O melhor de tudo é que vi ao vivo e a cores. Como é nosso aparelho digestivo, músculos, ossos, sistema nervoso, circulação.... A parte mais bela foi a sobre o sistema circulatório. As artérias e veias do corpo coloridas com um vermelho vibrante mais pareciam algas marinhas. As imagens eram realmente impressionantes.
A única decepção é que algumas peças parecem velhas. Não era para menos, já que a exposição já passou por várias partes do mundo e, finalmente chegou em Londres.
Quem quiser saber mais, http://www.bodiestheexhibition.com/bodies.html

Sunday, April 16, 2006

Mousetrap...uma grande armadilha para pegar turistas!

Toda sexta-feira trabalho das 9h da manhã às 5h da tarde. Negociei com meu chefe, que tanto choramingava para que eu trabalhasse algum dia a mais pelas manhãs. Assim, consigo assistir algum teatro, ir a um pub com o namorado ou amigos, cinema, etc e tal...nesta semana, eu e o Fabiano resolvemos ir ao teatro. Um péssimo negócio, infelizmente!

Antes de qualquer coisa preciso contextualizar como foi o dia no trabalho. Cheio, cheio, cheio de turistas. O time Café Punch é claro, corremos como uns loucos para atender todas as mesas. Resumo da ópera, saí acabada e ao som de pedidos para ficar mais...é óbvio que me mandei.
Encontrei com o Fabiano e fomos ver se conseguíamos ingresso para assistir "Mousetrap", peça da Agatha Christie em cartaz desde 1974 em Londres. Para estar a tanto tempo em cartaz, ruim não deveria ser....Mera ilusão....
Bom, compramos o ingresso mais barato e arriscamos um lugar no "Upper dress circle", terceiro andar no teatro. Tão ruim não deveria ser....Como se iludem esses dois....
Isso já eram umas 6h da tarde e resolvemos sentar em um pub, beber um pint de cerveja (medida única do copo de cerveja aqui e representa cerca de meio litro) e relaxar.
Véspera de páscoa e início de primavera são a combinação perfeita para encontrar a cidade repleta de turistas.
Ruas atoladas, gente e mais gente, porém para nossa sorte achamos um lugar não tão tumultuado.
Hora do espetáculo, 8h, e veio a grande surpresa. Em um teatro pra lá de velho, nossa cadeira ficava literalmente grudada no teto. Além de ser super apertada e descofordada, a impressão que tínhamos era de que a lei da gravidade era ainda mais eficiente naquela altura. Encostar as costas no assento era algo impossível e a visão do palco era de cerca de 90 graus. Vimos literalmente o palco lá embaixo!
Tudo bem, ao menos a peça vais nos entreter e vamos esquecer desses "pequeno detalhes". Agora me admiro com tanto otimismo que tinha....
No meio do primeiro ato o Fabiano resolveu abandonar a cadeira e sentar na escada. Muito mais confortável. No final do segundo eu já lutava para não deixar minha cabeça cair por causa do sono que batia. Parte por cansaço, parte por tédio.
Agora me perguntem se gostei.....ai, ai, ai....
Depois de 32 anos de espetáculo, o que acho é que até os atores já estão cansados da trama....ao menos foi o que vi refletido nos palcos. Foram incapazes de completar sua tarefa - entreter o público....
Bom, quem sabe os turistas que vem para Londres sedentos por clássicos do West End achem algum divertimento nisso!


O fabiano no meridiano de Greenwich, longitude 0!! Posted by Picasa


Eu, hoje em Greenwich. Posted by Picasa


Primavera chegando...foto tirada nesta manha de pascoa em Greenwich Posted by Picasa

Thursday, April 13, 2006

Se preparando para viajar

Já estou em total clima de viagem...claro me preparando com tudo: passagens, visto, seguro, trem ou aviao? Etc e tal...
O trabalho já me dá nos nervos e não vejo a hora de colocar o pé na estrada.
A escola de italiano já está paga a taxa de madricula e dia 3 de junho é meu voo para Ancona (minha escola fica em uma cidadezinha perto, diz a Ana Lúcia que com 4 mil habitantes...quero só ver a mudança!)
Depois passeios: Roma, Florença, Veneza....e depois Grécia, França, Suíça, República Tcheca, Eslováquia, Alemanha, Holanda e Espanha...
Aeeeeee...

Tuesday, April 11, 2006

Novo Celular

Como meu celular nadou na minha bolsa na ultima sexxta-feira (eu estressada saindo do trabalho coloquei a garrafa de agua aberta lá dentro...), tive que comprar um novo. Assim já comprei um bem lindo...vejam:

Friday, April 07, 2006


Esta sou eu....pronta para a cobertura do Congresso Internacional cidades solares...despois conto mais detalhes sobre o mesmo. Posted by Picasa


Ai dentro foi filmada a famosa cena do Harry Potter, no refeitorio. Este � o colegio Christ Church. Posted by Picasa


E dai, o qua acham de Oxford? Eu amei...uma cidade linda, que se desenvolveu ao redor da universidade. Posted by Picasa


Adri, esta � pra ti... sabe onde estou? heheeh, jantando com o Harry Potter! Posted by Picasa


Examination School, onde foram as palestras do congresso...olha soh o nivel.. Posted by Picasa